На этой странице Вы можете получить подробный анализ слова или словосочетания, произведенный с помощью лучшей на сегодняшний день технологии искусственного интеллекта:
Zebra é uma gíria comum em esportes para designar um resultado inesperado, como, por exemplo, a vitória de uma equipe fraca sobre outra considerada superior. Quando uma equipe favorita perde o jogo, diz-se que foi "zebra" ou que "deu zebra". Essa gíria é usada em competições em geral, tanto esportivas e até mesmo eleitorais, quando o partido que se espera que vencesse o evento (o "favorito"), perde ou empata um jogo com um azarão ("underdog") que a maioria espera perder, desafiando a sabedoria convencional. É frequentemente usado em referência a vencer as probabilidades de apostas nos esportes ou vencer as pesquisas de opinião na política eleitoral.
No Brasil, a expressão "zebra" neste contexto foi criada pelo então técnico da Portuguesa-RJ, Gentil Cardoso, antes do jogo válido pelo Campeonato Carioca de Futebol de 1964 contra o Vasco da Gama. Gentil, em entrevista a um repórter de campo disse que o resultado do jogo seria "zebra". A origem do nome vem do jogo do bicho, que não tinha a zebra entre os vinte e cinco animais a serem sorteados. Ou seja, era impossível sortear a zebra. No fim, a Portuguesa venceu o Vasco por 2–1.